sábado, 31 de março de 2012

SAÚDE


Impacto ambiental... como evitar?

O impacto ambiental é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. Essas alteraçãoes precisam ser quantificadas, pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.

O objetivo de se estudar os impactos ambientais, é principalmente, o de avaliar as consequências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer ações para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo a implementação destes.

Muitas vezes, podemos encontrar grandes áreas impactadas, ou até países e estados, devido ao rápido desenvolvimento econômico, sem o controle e a manutenção dos recursos naturais. A consequência pode ser poluição, uso incontrolado de recursos como água e energia, etc.

O estudo para avaliação de impacto permite que certas questões sejam compreendidas: proteção e preservação do ambiente e crescimento e desenvolvimento econômico.

Avaliar e planejar permite que o desenvolvimento econômico e qualidade de vida possam estar caminhando juntos. Depois do ambiente, pode-se realizar um planejamento melhor do uso e da manutenção dos recursos utilizados.

A poluição do ar pode ser diminuída se forem tomadas medidas como:

a) Conservação das matas e florestas, pois os vegetais produzem oxigênio, lançando-o na atmosfera;

b) Instalação de filtros nos escapamentos dos veículos automotores, para reter as impurezas resultantes da queima de combustíveis e responsáveis, em grande parte, pela poluição do ar;

c) Colocação de filtros nas chaminés das indústrias para reter os poluentes;

d) Substituição da gasolina e do óleo diesel por outro combustível que não polua tanto a atmosfera, como é o caso do álcool.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.